domingo, fevereiro 25, 2007

Os 150 Anos de B.P.

No passado dia 22 de Fevereiro, comemoraram-se os 150 Anos do Fundador do Escutismo, Robert Stephenson Baden-Powell.

Não me apetece estar a repetir a biografia pq qualquer Escuteiro que se preze deve ter a história minimamente presente (os mais incultos podem sempre consultar o Google, que apesar de não alinhar em petições, disponibiliza alguma informação)

E não, também não me parece muito importante que já se tenham passo 3 dias desde a data concreta, o que importa certamente é que nos lembremos de B.P em todos os dias da nossa vida porque, e isto até parece cliché, não somos escuteiros só em dia de festa ou aos Sábados na Sede.
No entanto, e apesar de efemeridade da data, parece importante reflectir sobre ela, afinal é esta a pessoa que teve a ideia genial de fundar há 100 Anos aquilo que hoje é parte da vida de muita gente.

Há 100 Anos, fundou-se um Movimento...
100 Anos depois preparam-se o ACANAC e o Jamboree.
100 Anos depois está tudo um bocadinho diferente, não interessa muito o quê, talvez interessasse o porquê e até que ponto as coisas estão melhores ou piores;

Mas na sua essência estas questões só interessam na medida em que nos afectam directamente, como nenhum de nós tem 100 Anos de Escutismo, talvez interessasse saber:
O que mudou na vossa vida desde que são Escuteiros?

Festejos e teorias relacionados com a data à parte, todos os dias são bons dias para encontrar a resposta à tal pergunta... fica a dica! E se alguém quiser partilhar...usufruam dos comentários :)

Canhotas
Aranis


p.S.: Chefe Margarida, na secção das Nossas Ligações (ao lado), encontra o nosso E-mail, se possível, indique-nos por lá uma forma de contacto e teremos todo o gosto em dar-lhe os contactos da Chefinha Luz Maria.

1 comentário:

Rover_dedicado disse...

Acho que o texto diz tudo...

Se por um lado, devemos dar especial atenção porque não é todos os dias que BP faz 150 anos (ali todo bem conservadinho e jeitoso...) e se comemora 100 anos de existência deste movimento fraterno universal que é o Escutismo...não nos podemos esquecer que somos escuteiros o ano todo, logo não nos devemos só lembrar do fundador no seu dia do nascimento mas tentar fazer os possíveis por ter sempre presente na nossa vida (nem que sejam os seus ensinamentos)

P'ra mim foi uma data aproveitada para aprofundar conhecimentos da vida de BP, e foi com prazer que juntamente com os exploradores vi duas apresentações sobre a sua vida (embora uma já conhecesse).

Por isto, parabéns BP e obrigado por teres tido uma brilhante ideia na tua vida - O ESCUTISMO...e que todos continuem a lembrar-se de ti em todos os dias da sua vida, eu assim o tentarei =)