sexta-feira, maio 26, 2006

Seria mais fácil...

Seria tão fácil, Senhor,
abandonar a luta por um mundo melhor...
Este mundo que não pára de nascer!
Seria tão fácil
renunciar às reuniões extenuantes,
às discussões,
às exposições,
a essas incontáveis acções e esses compromissos,
ditos indispensáveis.

Seria tão fácil
ceder à falta de coragem
Seria tão fácil
ficar em casa
ter de novo os serões livres
e os fim-de-semana disponíveis.

Seria tão fácil sentar-me
e curar as feridas após as duras batalhas,
repousar as pernas,
os braços, a cabeça
o meu coração fatigado
e acolher a paz longe do campo de combate
e escutar, enfim, o silêncio.

Seria mais fácil...


Se todos colaborassem, se todos se comprometessem e honrassem esse compromisso.
Seria mais fácil e poderíamos, final e simplesmente, ser melhores.
E hoje, não há coisa que despreze mais do que as faltas ao compromisso...um dia, talvez eu também tenha sido assim (acredito sinceramente que fui), mas este ano, comprometemo-nos todos a MUDAR, a SER MELHORES, e é com desalento que me apercebo que, realmente, nos momentos importantes "cortam-se" todos!
Tudo bem..todos falhamos, só me faz uma certa impressão que sejam sempre os mesmos os que mais vezes falham, só me faz impressão que não sejam capazes de assumir e custa-me que não consigam admitir: "Epá..não 'tamos praí virados, não se faz e pronto!".

Custa-me tanto, mas tanto...que andemos aqui a brincar com certas pessoas! E se no inicio todos concordámos que era tempo de "acordar pra vida", também já era altura de aprendermos a falar francamente e aprendermos a assumir aquilo a que nos propomos.

O poema já foi lido numa daquelas 1ªs reuniões, lembram-se?! Seria bom..que agora quase no fim, se pensasse outra vez nele. Mas que toda a gente pensasse realmente.

Porque, na verdade...

Seria mais fácil, Senhor,
ficar à margem e não sujar as mãos,
ver os outros baterem-se e debaterem-se,
aconselhá-los e lastimá-los,
julgá-los...
Seria mais fácil...




Aranis

3 comentários:

Anónimo disse...

fogo era fixe k o people começasse a ssinar..era mt giro..lol..no entanto n me lembro de este texto ter sido lido no início do ano,no entanto subscrevo;D..já k tem de ser...

Anónimo disse...

Joca, não é totalmente necessário que se recordem do poema em si, mas da mensagem do mesmo. Até porque foram lidos vários textos ao longo do ano com o mesmo intuito. O q interessa realmente é que as coisas nos digam alguma coisa e há certas manias que já tinham tempo pra acabar, mas pronto..quando alcançarmos o feito histórico de juntar toda a gente numa reunião, lá falaremos todos. E aí..tiram-se conclusões.

Anónimo disse...

força aranis,estou contigo....quero e ver sangue....ja e tempo de todas as pessoas assumirem aquilo que dizem,nao e so dizer"voces trabalham e nos gozamos os louros...ja recuperastes da directa..................